O Rio Grande do Sul localiza-se na Zona Subtropical Sul e apresenta clima Subtropical Úmido dos grupos climáticos Cfa (verões quentes) e Cfb (verões amenos), segundo o sistema geral de Köppen-Geiger. Devido ao seu relevo e à entrada de massas de ar polar, apresenta a maior amplitude térmica dentre os estados brasileiros, com grande variação da temperatura ao longo do ano e precipitação pluviométrica bem distribuída (FEE, 2017).
No Litoral Norte estão presentes ambos tipos climáticos.
O Cfb, que ocorre em áreas de altitude superior a 700 – 800m acima do nível do mar, apresenta temperaturas médias inferiores a 22°C para o mês mais quente. Já o Cfa, predominante no estado e no Litoral Norte, é caracterizado por temperaturas entre -3 e 18°C no mês mais frio e por temperaturas superiores a 22°C no mês mais quente, com média anual entre 18 e 20°C e precipitação total superior a 1200mm ao ano.
A dinâmica do clima da bacia estão relacionada à ocorrência de massas de ar tropicais nos meses de primavera e verão, e de massas de ar polares no outono e inverno. A influência do oceano tem efeito termorregulador, diminuindo a amplitude térmica e mantendo as médias de temperatura constante ao longo do ano nos municípios litorâneos (CASTRO, 2013). O clima ameno dos municípios litorâneos, durante o período do inverno e verão, é propício ao lazer ao ar livre e tem o potencial de atrair a população das diferentes regiões do estado durante todo o ano.