Bem-vindo(a) a Xangri-Lá!

Bem-vindo(a) a Xangri-Lá!

Xangri-Lá é um novo e expressivo município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, emancipado de Capão da Canoa, compreendendo nove balneários.

Balneários
Arpoador, Atlântida, Centro, Guará, Marina, Maristela, Noiva do Mar, Praia dos Coqueiros, Rainha do Mar (distrito) e Remanso.

Origem do Nome
SHANGRI-LÁ, foi uma palavra criada pelo novelista inglês James Hilton (1900-1954), na sua obra Horizonte Perdido em 1933. Shangri-Lá era um país imaginário, na região do Tibete, na qual as pessoas que lá chegavam conseguir conservar a sua forma física, desde que dali não mais se retirasse.
Nesta obra, que o cinema e as muitas traduções tornam amplamente conhecidas, James Hilton realizou um "tour de force" aliando o romance de aventuras ao romance de idéias. Xangri-Lá é um simbolo e uma aspiração. Nele não existe o mal, e a vida cresce em amor e sabedoria.
Xangri-Lá é a terra dos homens felizes, constituíndo uma versão moderna da Terra da Promissão. O romance de Hilton escrito com beleza e simplicidade traduz a tranquilidade de Xangri-Lá.
Xangri = Secreto
Lá = Desfiladeiro
Xangri-Lá = País Imaginário
A pessoa nascida em Xangri-Lá é denominada Xangrilense.

Dados Sócio-Econômicos
Alguns dados interessantes: o Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul, é composto por 23 municípios. Xangri-Lá se destaca em 7º lugar no item população estimada em 2019, na melhor média salarial, fica em 3º lugar. Na taxa de escolarização de 6 a 14 anos (considerando dados de 2010), o município fica em 11º lugar. O PIB per capita (com dados de 2016), Xangri-Lá está em 3º lugar. (Fonte dos dados, IBGE 2019).
Para acessar mais dados sócio-econômicos do município pelo IBGE, clique aqui.

Nós usamos cookies e coletamos algumas informações suas para poder personalizar sua experiência ao navegar em nosso site. Você pode ler nossas Políticas de Privacidade e de Cookies para mais informações.