Balneários
Arpoador, Atlântida, Centro, Guará, Marina, Maristela, Noiva do Mar, Praia dos Coqueiros, Rainha do Mar (distrito) e Remanso.
Origem do Nome
SHANGRI-LÁ, foi uma palavra criada pelo novelista inglês James Hilton (1900-1954), na sua obra Horizonte Perdido em 1933. Shangri-Lá era um país imaginário, na região do Tibete, na qual as pessoas que lá chegavam conseguir conservar a sua forma física, desde que dali não mais se retirasse.
Nesta obra, que o cinema e as muitas traduções tornam amplamente conhecidas, James Hilton realizou um "tour de force" aliando o romance de aventuras ao romance de idéias. Xangri-Lá é um simbolo e uma aspiração. Nele não existe o mal, e a vida cresce em amor e sabedoria.
Xangri-Lá é a terra dos homens felizes, constituíndo uma versão moderna da Terra da Promissão. O romance de Hilton escrito com beleza e simplicidade traduz a tranquilidade de Xangri-Lá.
Xangri = Secreto
Lá = Desfiladeiro
Xangri-Lá = País Imaginário
A pessoa nascida em Xangri-Lá é denominada Xangri-laense.
Dados Sócio-Econômicos
Alguns dados interessantes: o Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul, é composto por 23 municípios. Xangri-Lá se destaca em 7º lugar no item população estimada em 2019, na melhor média salarial, fica em 3º lugar. Na taxa de escolarização de 6 a 14 anos (considerando dados de 2010), o município fica em 11º lugar. O PIB per capita (com dados de 2016), Xangri-Lá está em 3º lugar. (Fonte dos dados, IBGE 2019).
Para acessar mais dados sócio-econômicos do município pelo IBGE, clique aqui.