Xangri-Lá recebe prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Sustentabilidade

Publicado por Assessoria de Comunicação

23/11/2022 às 14:27 atualizado em 23/11/2022 às 14:23

Xangri-Lá é o município Vencedor Estadual 2022 da 2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. Na tarde desta segunda-feira, 7 de novembro, o prefeito Celso Barbosa recebeu o título de município Vencedor Estadual 2022 de Sustentabilidade na categoria de municípios com menos de 30 mil habitantes. Xangri-Lá estreiou o pilar Sustentabilidade, que entrou neste ano de 2022 na lista de pilares contemplados do Prêmio.
A iniciativa vem de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila e surge para incentivar a melhoria da realidade entre todos os municípios brasileiros premiando boas práticas na gestão pública dos mesmos, reconhecendo iniciativas pioneiras e incentivando a implementação de projetos de melhoria, propiciando também o compartilhamento de referências e soluções para inspirar outros gestores. Os municípios são automaticamente pré-inscritos na premiação e são divididos em categorias referentes ao tamanho da população.
Para tornar possível essa comparação entre as cidades ou mesmo entre os pilares, projetou-se um único índice capaz de traduzir dados, compará-los e dispô-los em uma escala final que varia de 0 a 100. De acordo com a escala da metodologia, quanto mais próximo de 100 for o índice da cidade, mais excelente ela é e, quanto mais próxima de 0, mais crítica ela é.
A inclusão do pilar Sustentabilidade, com 9 indicadores, proporcionou ao município de Xangri-Lá a premiação deste ano. Os nove indicadores de sustentabilidade que foram definidos e resultaram na pontuação final ao município foram: tratamento de esgoto, atendimento a coleta seletiva, recuperação de materiais recicláveis, perdas na distribuição de água, percentual de veículos com baixa emissão de poluentes, concentração de focos de calor, emissão de gases de efeito estufa por habitantes, gestão de riscos e desastres e impacto ambiental
Xangri-Lá obteve a pontuação de 95,27 no índice de sustentabilidade, obtendo assim o 1 lugar no RS no prêmio de Cidades excelentes para até 30.00 habitantes. Para comparação do índice, o RS possui o índice de 64,27 e o BR 54,03.