XANGRI-LÁ RECEBE TROFÉU DO PROGRAMA SESC SORRINDO PARA O FUTURO

20/03/2013 às 20:24 atualizado em 00/00/0000 às 00:00

Cinco cidades gaúchas receberam, nesta terça-feira (19/03), um reconhecimento especial pela atenção dada à saúde bucal de suas crianças.

Pesquisa divulgada pelo Programa Sesc Sorrindo para o Futuro aponta os municípios de Viamão, Formigueiro, Agudo, Xangri-lá e Mormaço como destaques na melhoria ou manutenção da boa condição de saúde bucal de estudantes atendidos pela iniciativa em 2012.

Realizado desde 2003 pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com as prefeituras municipais, o Sorrindo para o Futuro acompanha atualmente 244 mil alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em 409 cidades gaúchas. Entre as ações desenvolvidas estão a capacitação de professores e odontólogos dos municípios, entrega de kits de saúde bucal gratuitos e atendimentos às crianças nas escolas.

“É uma grande responsabilidade atuar nesta área e trabalhar em prol do bem-estar das pessoas. Estamos conseguindo sensibilizar a população para a importância da prevenção e podemos demonstrar com dados que, de fato, estamos fazendo a diferença”, disse o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, ao agradecer a parceria e mobilização dos mais de 750 participantes do 8º Encontro Anual do Sorrindo para o Futuro, que aconteceu hoje no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Segundo o secretário da Saúde de Agudo, Douglas Berger, a meta é ampliar a participação dos estudantes nas atividades: “Além da análise dos profissionais do município quanto à melhora da saúde bucal das crianças participantes do Sorrindo para o Futuro em 2012, os próprios alunos sinalizaram aos educadores a satisfação em participar do programa. A partir deste reconhecimento, certamente o nosso comprometimento será ainda maior e, para este ano, a prefeitura tem a meta de ampliar o Sorrindo para o Futuro para todas as escolas do município”.

“A receptividade das crianças ao programa tem sido grande e percebemos que eles até já aceitam melhor os tratamentos. Além disso, devido à prevenção, a demanda por atendimentos curativos tem diminuído. Todo este trabalho é multiplicado junto às famílias e com isso também vemos uma melhora significativa no desenvolvimento das ações”, afirma o odontólogo do Sorrindo para o Futuro em Xangri-Lá, Roberto Chittoni.

“Em Formigueiro, as crianças aderiram ao programa e gostam bastante de participar das ações. Enxergamos a prevenção como o melhor caminho para a qualidade de vida delas e trabalhamos na diminuição do medo dos procedimentos e até evitamos, em alguns casos, os tratamentos mais invasivos”, diz a odontóloga do Sorrindo para o Futuro em Formigueiro, Cristiane Dalla Corte.

“Este reconhecimento era muito esperado por nós. É uma conquista que levaremos para Viamão e, com certeza, impulsionará a continuação do nosso trabalho, que no dia a dia é de prevenção e de dedicação à promoção da saúde”, disse o odontólogo coordenador do Programa no município, Cláudio Juarez Souza Feijó, ao receber o troféu Destaque em Melhoria na Saúde Bucal. “A gente realmente se empenha na prevenção e com isso estamos conseguindo ótimos resultados, este troféu é um deles”, acrescenta a coordenadora de saúde bucal do município, Virgínia Espina.

RESULTADOS DA PESQUISA 2012 – Entre os destaques da pesquisa realizada junto a 93.552 crianças atendidas pelo Programa em 2012, está o índice de 49% de necessidade de tratamento clínico odontológico, sendo a cárie a maior prevalência, com 80% do total. A placa visível, no entanto, teve redução de 47% para 23% ao longo das ações do ano, assim como o sangramento gengival que também apresentou queda.

Outro alerta identificado pela pesquisa são a obesidade e o sobrepeso infantil, identificados em quase 50% da amostra. “É de extrema importância acompanhar além da saúde da boca, a nutrição das crianças, e no Sorrindo para o Futuro realizamos essas avaliações periódicas e, em parceria com os professores, estamos atentos na orientação também às famílias”, comenta a nutricionista da Secretaria de Saúde de Formigueiro, Bruna Bortolotto.

Mesmo com as necessidades de melhoria ainda em destaque, um outro dado chama a atenção positivamente. “Identificamos que 74% dos alunos pesquisados em 2012 apresentaram melhoria ou mantiveram boa condição de saúde bucal, o que nos indica que estamos no caminho certo e a prevenção, sem dúvida, é o melhor remédio”, explica a gerente de Saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner, acrescentando que 95% dos parceiros do programa nos municípios sinalizou na pesquisa interesse em continuar aplicando as ações neste ano.

Sobre o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro - Pioneiro no Brasil, o projeto é realizado desde 2003 no Estado e visa à melhoria das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas (ex. alimentação, atividade física e higiene); estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e promovendo motivação e envolvimento da comunidade escolar através de uma gincana estadual.

Mais informações pelo www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo.

FONTE - Assessoria de Comunicação Social SESC-RS