REALIZADA A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

27/02/2013 às 18:26 atualizado em 28/02/2013 às 20:28

XANGRI-LÁ - REALIZADA A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Tendo como local a Câmara de Vereadores de Xangri-Lá foi realizado na noite da terça-feira, dia 26, a apresentação do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, projeto firmado entre a Prefeitura de Xangri-Lá/Secretaria Municipal de Educação e Cultura e MEC – Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal..

O PNAIC é um programa cujo objetivo imediato é a alfabetização

em  Língua Portuguesa e Matemática,  até  o  3º  ano  do  Ensino

Fundamental,  de todas  as  crianças  das  escolas  municipais  e

estaduais urbanas brasileiras.

Caracteriza­se, sobretudo:

­ pela integração de diversas  ações  e diversos materiais que

contribuem para a alfabetização:

­ pelo  compartilhamento  da gestão  do  programa  entre

Governo Federal, estados e municípios;

­ pela  orientação  de garantir  os  direitos  de aprendizagem  e

desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

A apresentação foi feita através de uma palestra proferida pela professora Sônia Bier, ex-secretária de Educação de Santo Antônio da Patrulha, e a programação contou com as presenças do prefeito Cilon Silveira, do vice-prefeito Erico de Souza Jardim (Xoto), do presidente da Câmara Municipal, vereador Geovane Nazário, e da secretária de Educação e Cultura, professora Marisabel Mello Flores, na mesa principal do evento.

Também prestigiaram a programação, os vereadores Frederico Figueiró (Fred), Fábio Jr., Bebel Sehbe, Lonir Alves (Pingo) e Tadeu Magnus, as professoras Jaqueline Delfino Jaques e Maria Nazareti Pereira Ramos (coordenadoras do PNAIC junto à SMEC), a presidente do Sindicato dos Municipários de Capão da Canoa e Xangri-Lá (SIMCCX), Eliane Trindade Lima, e a presidente do Conselho Municipal de Educação de Xangri-Lá, professora Nadir dos Santos, além de diretores, supervisores, professores do bloco de alfabetização do município e membros da SMEC Xangri-Lá.

O programa Tela 20 da Net Litoral fez a cobertura jornalística da apresentação do PNAIC.

Foto: Paulo Ricardo Souza