Saúde

Ouvidoria atenta às demandas das redes sociais

Publicado por Assessoria de Comunicação

13/09/2023 às 16:45 atualizado em 13/09/2023 às 16:45

As redes sociais são democráticas. Elas possibilitam muitas atividades positivas, facilitam a vida de pessoas e instituições, e são espaços de comunicação. Sendo assim, não há como as administrações públicas fecharem os olhos para esta realidade. Pelo contrário: precisam se valer dela. É o que a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Xangri-Lá está buscando fazer ao acompanhar mais de perto as redes sociais, com o entendimento que elas são, muitas vezes, a única forma de expressão de determinados segmentos da sociedade e, portanto, permitem uma maior conexão com os cidadãos.

Com a implementação do Modelo de Maturidade em Ouvidorias (MMOuP), a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Xangri-Lá atuará monitorando as redes sociais. Este monitoramento permitirá fornecer informações relevantes sobre o sentimento da população em relação à Gestão e, inclusive, avaliar o impacto que a Secretaria Municipal de Saúde de Xangri-Lá gera na imagem do Município.

Por meio de uma avaliação do que é postado nas redes sociais, também será possível identificar e analisar comentários e opiniões dos cidadãos sobre diferentes aspectos da Secretaria Municipal de Saúde de Xangri-Lá, como serviços prestados.

Outra vantagem do monitoramento é que as demandas percebidas nas redes sociais poderão ser usadas para direcionar ações e tomadas de decisão da Administração. Por exemplo, se a Secretaria Municipal de Saúde estiver recebendo muitas críticas em relação aos seus serviços, o acompanhamento das redes sociais auxiliará a entender o problema e a propor soluções que realmente atendam às necessidades das pessoas.

Além disso, o Facebook e o Instagram da Secretaria Municipal de Saúde de Xangri-Lá ou mesmo outros perfis de alguma maneira ligados à Administração Pública, ao serem analisados de forma permanente, possibilitarão a percepção de elogios e críticas que resultarão em uma Pesquisa de Satisfação voluntária, que poderá identificar problemas na prestação de serviços públicos e, ainda, auxiliar no desenvolvimento de estratégias de comunicação.

Compreendendo as críticas e as demandas da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Xangri-Lá consegue se aproximar da comunidade, comunicando-se de forma muito mais eficaz. Valendo-se das informações obtidas pelas redes sociais, que na maioria das vezes expressam a vontade da população, é possível estar presente de forma muito mais próxima das pessoas, ouvindo o que elas têm a dizer e prestando contas daquilo que é feito.

O resultado deste trabalho é a melhora da imagem da Administração Pública, que passa a ser vista de forma muito mais acessível, próxima e empática. Ou seja, a secretaria municipal de saúde torna-se uma representante muito mais legítima dos cidadãos.

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