Saúde

Município de Xangri-Lá recebe prêmio na área da Saúde em Cerimônia de Premiação 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal, realizado pela FAMURS

Publicado por Assessoria de Comunicação

24/11/2022 às 16:17 atualizado em 24/11/2022 às 16:16

Com o intuito de reconhecer e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos, aconteceu na noite da última quarta-feira (23/11), no Centro de Evento de Nova Petrópolis, a Cerimônia de Premiação do 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal.
   O evento realizado pela FAMURS premiou 45 dos 557 projetos avaliados, contemplando 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura; Desburocratização; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Fazenda; Ecossistemas de Inovação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública; e Turismo.
    O Município de Xangri-Lá foi premiado na área da Saúde, levando o 3º Lugar com o projeto “A oferta de Implante Contraceptivo na Atenção Primária à Saúde”.
    Projeto, iniciado em 2019, vem ofertando implantes subdérmicos de etonogestrel (contraceptivo) em mulheres em idade fértil no município de Xangri-Lá. O projeto foi criado a fim de diminuir o alto índice de gestações não planejadas no município, principalmente entre as adolescentes. Optou-se por capacitar as enfermeiras para a inserção do implante e acompanhamento das pacientes em decorrência da maior proximidade destas profissionais com a saúde da mulher nas unidades de saúde da atenção primária. Em aproximadamente 3 anos de projeto, 700 implantes foram ofertados e a taxa de gestações não planejadas no município foi reduzida em 50%.
    O objetivo é diminuir a incidências de gestações não planejadas em Xangri-Lá, principalmente entre adolescentes e populações vulneráveis. Diminuir a evasão escolar de adolescentes por gestações precoces. Diminuir o índice de abortos provocados e suas complicações. Diminuir a mortalidade materno/infantil. Proporcionar um contraceptivo com alta taxa de adesão, alta eficácia e poucos efeitos colaterais e pouco invasivo. Melhorar as condições socioeconômicas das famílias, uma vez que o planejamento familiar é fundamental neste processo.

Créditos das Fotos: Igor Flamel