Planejamento

Com processos 100% digitais na Secretaria de Planejamento, mais de quatro toneladas de papel deixam de circular em Xangr

Publicado por Assessoria de Comunicação

23/11/2022 às 15:21 atualizado em 18/11/2022 às 20:35

Xangri-lá é um município do litoral norte do Rio Grande do Sul que possui nove balneários. Com suas belas praias, o turismo é muito explorado e atrai investidores de todas as partes do Brasil.

Com muitos investimentos externos, a cidade se destaca economicamente no setor de construção civil e tem um perfil bem particular: mais imóveis do que moradores. São pouco mais de 17 mil habitantes fixos com a quantidade de imóveis capaz de abrigar quase três vezes o tamanho da população.
Batizada de “capital dos condomínios”, o município conta com 43 empreendimentos entre prontos e em construção. Em 2021 obteve um feito histórico para o setor ao vender os 299 lotes de um condomínio em apenas nove segundos.
A facilidade para construir é um dos fatores que atrai investidores a Xangri-lá. Com os serviços digitais da Secretaria de Planejamento, as análises de projetos e emissão de alvarás de construção acontecem de forma 100% digital, sem a necessidade de deslocamento à prefeitura e à prova de papel.
Em junho de 2019, a Prefeitura de Xangri-lá implantou a plataforma Aprova Digital para acelerar os processos relacionados à construção civil. A mudança contribui para o desenvolvimento econômico porque as solicitações podem ser feitas de qualquer lugar.
“O sistema deixou o processo mais simples, rápido e tornou possível a cobrança de ISS da obra concomitantemente à aprovação do projeto, aumentando, consequentemente, a arrecadação municipal”, afirma o secretário de Planejamento, Antônio Bento Carvalho.
As obras são autorizadas com rapidez porque a plataforma automatiza atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema e dispensa a impressão de papel, pois tudo fica armazenado na nuvem.
A forma de gerenciar e armazenar os dados garantem transparência e segurança, benefícios fundamentais na opinião da arquiteta e analista da Secretaria de Planejamento, Luiza Martins Trisch. Para ela, faltava controle sobre os documentos manipulados de forma física.
“É muito seguro e prático, as informações não somem porque estão todas salvas na nuvem, diferentemente dos processos físicos, com milhares de documentos arquivados. Isso dá mais credibilidade já que o requerente consegue acompanhar o andamento do processo”, comenta Luiza.
Ao digitalizar e automatizar os processos, a Secretaria de Planejamento zerou o consumo de papel e os arquivos de documentos impressos, economizando mais de quatro toneladas de papel.
Segundo idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, a plataforma automatiza as atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema, acelerando os serviços e tornando mais eficientes para a população.
"Esse avanço tecnológico também provoca um efeito cascata no desenvolvimento das cidades, pois as obras são autorizadas com rapidez, atraindo novos investimentos e gerando mais oportunidades de trabalho, principalmente na área da construção civil”, destaca.
Em três anos, mais de 7 mil processos já foram tramitados pela plataforma, entre eles 2.675 análises de viabilidade e 1.840 alvarás de construção. Atualmente são disponibilizados 15 serviços digitais para população:

1. Declaração Municipal

2. Alvará de Construção

3. Habite-se

4. Numeração Predial

5. Cancelamento ou Alteração de Processo

6. Certidão de Aprovação

7. Alvará de Ampliação

8. Alvará de Demolição

9. Unificação e/ou Desmembramento de Lotes

10. Licença para Reforma

11. Habite-se Parcial

12. Regularização de Construção

13. Licenciamento de ERB

14. Termo de Conclusão de ERB

15. Processo de Re-numeração

Para usar a plataforma basta acessar o site e efetuar o cadastro gratuitamente.