AUDIÊNCIA PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO (PLANO DIRETOR) DE XANGRI-LÁ

Publicado por Prefeitura Municipal de Xangri-Lá

02/07/2021 às 11:48 atualizado em 02/07/2021 às 11:53

No dia 30 de junho, quinta-feira, ocorreu a apresentação do diagnóstico (Plano Diretor e de Desenvolvimento Urbano do município) de Xangri-Lá/RS, realizado pelo Núcleo de Tecnologia Urbana (NTU) vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O laboratório que atua nas áreas de planejamento urbano, modelagem espacial e pesquisa em tecnologias aplicadas à Arquitetura e Urbanismo, realizou estudo dos principais problemas Ambientais e Urbanísticos do município.

O estudo, apresentado pelo Prof. Dr. Benamy Turkienicz, faz parte da revisão do Plano Diretor e de Desenvolvimento Urbano do município, sendo transmitido pelo canal oficial do Youtube da Prefeitura Municipal de Xangri-Lá. Foram também disponibilizados espaços nos bairros Centro, Rainha do Mar, Figueirinha e Guará, para propiciar que a comunidade pudesse acompanhar a transmissão.

O contrato, firmado em conjunto com o NTU, prevê a realização de estudos sobre os meios antrópico e natural bem como sobre o sistema de gestão territorial de Xangri-Lá, sendo o trabalho dividido em cinco partes: Consolidação da Base de Dados, Análise e Diagnóstico, Simulação de Cenários Urbanísticos, Lei do Plano Diretor e elaboração de Termos de Referência para quatro Planos Setoriais (Águas Urbanas/Sistema Hidrológico; Mobilidade, Tráfego e Transportes; Solos e Biossistemas; Turismo e Lazer).

Os principais temas que foram apresentados foram referentes a Infraestrutura de saneamento e mobilidade; Acessibilidade, promoção de saúde e coesão social; Riscos e desafios ambientais; Potencial econômico, turístico, social e cultural; Densidades, usos do solo e alturas das edificações e as Tendências de crescimento demográficos.

Após, apresentação do diagnóstico, a equipe do NTU respondeu aos questionamentos feitos através do WhatsApp e YouTube, por parte da comunidade.

Acesse a Audiência completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=hGY_0Y1_ljA