CESTAS DE ORGÂNICOS EM XANGRI-LÁ

Publicado em: 05/06/2019 14:01 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação/EMATER | Autor: Assessoria de Comunicação/EMATER

CESTAS DE ORGÂNICOS EM XANGRI-LÁ

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente . Também comemora-se neste mês de junho um ano de entrega das cestas de orgânicos em Xangri-Lá . As cestas de orgânicos são entregues por agricultores ecológicos que participam da Opac (Organização Participativa de Conformidade de Orgânicos) Litoral Norte , do núcleo bons Ventos.

O sistema de entrega funciona da seguinte forma: os interessados enviam uma mensagem para o número (51) 995722008 ( Agricultora Camila), dizendo que desejam participar da rede de orgânicos de Xangri-Lá. Devem também salvar imediatamente este número, em seus contatos do celular.

Após estes procedimentos, o consumidor recebe semanalmente uma lista com todos os produtos que os agricultores desta organização tem para oferecer, além do preço. Os produtos variam de acordo com a época do ano e as condições climáticas.

Na quarta-feira o pedido é entregue, das 15 às 17h, no prédio da Secretaria de Meio Ambiente e da EMATER/RS - ASCAR, à Rua rio Apucaé, 1169- Xangri-Lá.

Este serviço tem facilitado o acesso dos consumidores a produtos orgânicos certificados da região e também facilitado aos agricultores pois só trazem aquilo que já tem sob encomenda.

Em comemoração ao dia Mundial do meio ambiente é interessante pensarmos, além da preservação da nossa saúde, em sermos agentes de ampliação destas redes que desenvolvem uma agricultura sem qualquer uso de defensivos agrícolas convencionais, os quais contribuem para contaminação dos alimentos e também dos solos e da água.

Esta iniciativa é apoiada pela EMATER/RS- ASCAR, Secretarias Municipais da Saúde, de Educação, de Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Esporte e Lazer.