EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE XANGRI-LÁ (CMSX)

Publicado em: 20/02/2019 18:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Assessoria de Comunicação

EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE XANGRI-LÁ (CMSX)

O Conselho Municipal de Saúde de Xangri-lá (CMSX) teve empossada na tarde de hoje, 19/02 as 16h, na Câmara de Vereadores, a Mesa Diretora para cumprir mandato no biênio 2019 a 2020. O CMSX é uma Instância do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), prevista na Lei 8.142 -1990, que dispõe sobre a participação da Comunidade na Gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Tem caráter formulador, deliberativo e fiscalizador dos recursos aplicados em saúde. Todas as Políticas de Saúde do Município de Xangri-Lá para serem executadas, precisam necessariamente da aprovação do Conselho de Saúde. O Conselho de Saúde tem Composição paritária - 50% de entidades representante de usuários do SUS, 25% de entidades que representam os Trabalhadores e 25% de representação de gestores e prestadores de serviços em saúde. O CMSX é aberto à participação de toda comunidade de Xangri-lá.

Dessa forma, atendendo a legislação fazem parte do CMSX:

SEGMENTO DOS USUÁRIOS:

Associação Comunitária do Bairro Guará, Titular, Sandra Roque.

Associação de Proteção Animal do Chuli, Titular Maria Cândida Martins, Suplente Marcia Koakoski.

Clube de Mães de Xangri-lá, Neusa Cruz.

Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Titular Ivarlete Guimarães de França, Suplente Nevitão Correa França.

Pastoral Infantil Xangri-lá, Titular Natalina da Rosa Gaieski, Suplente Marisa Monte da Silva.

Sindicato dos Municipários de Capão da Canoa e Xangri-Lá, Titular Jesus Salvador, Suplente Luiz Eduardo Flor Gomes.

SEGMENTO PRESTADORES DE SERVIÇO E GESTOR DA SAÚDE:

Laboratório Iberleo LTDA, Titular Werner Breitsameter Filho, Suplente Jordana Orestes Cardoso.

Laboratório Vitale de Análises Clinicas, Titular Silvana da Silveira, Suplente Tiago Schenkel.

Secretaria de Saúde, Titular Bárbara Santos Toscani, Suplente Tatiana Ferreira dos Santos.

SEGMENTO TRABALHADORES EM SAÚDE:

Conselho Regional de Enfermagem, Titular Fernanda Badinelli Martins, Suplente Josiane Campos.

Conselho Regional de Odontologia, Titular Lucas Eduardo Jardim, Suplente Charles Bernardino Neiderauer.

Sindicato dos Técnicos, Tecnólogos, Auxiliares em Radiologia, Titular Luciana Rodrigues Braga, Suplente Jorge Luiz da Silva Junior.

MESA DIRETORA EMPOSSADA:

Presidente - Ivarlete Guimarães de França.

Vice-presidente - Sandra Roque.

1ª Secretária – Maria Cândida Martins.

2ª Secretária – Bárbara Santos Toscani.

Participaram da Cerimônia de Posse: Sr. Prefeito Cilon Rodrigues da Silveira, Secretário de Saúde de Xangri-Lá, Sr. Luis Antonio Ferreira, Presidente da Câmara de Vereadores de Xangri-Lá, Vereador Sérginho do Bem, Presidente do Conselho Nacional de Saúde Sr. Fernando Pigatto, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Xangri-lá Sra. Ivarlete Guimarães de França.

Prestigiaram o Evento: Representante do Conselho Regional de Medicina, Representantes da Associação de Moradores da Marina, Representantes do Coral Vozes de Xangri-lá, trabalhadores das unidades de Saúde e pessoas da comunidade.