Xangri-Lá recebeu a Final Estadual do JERGS de Voleibol Infantil

Publicado em: 04/12/2017 18:28 | Fonte/Agência: Secretaria de Educação e Cultura | Autor: Secretaria de Educação e Cultura / Prof. Fabiano Bueno

Xangri-Lá recebeu a Final Estadual do JERGS de Voleibol Infantil

Xangri-Lá foi palco, de 30/11/2017 à 02/12/2017 da etapa final do JERGS de voleibol infantil. Os jogos do naipe masculino foram realizados no ginásios da escola Manoel Prestes, em Rainha do Mar e do naipe feminino na escola Petronilha Maria Alves dos Santos, no bairro Guará, que também serviu de alojamento nestes dias para as delegações participantes do evento.

Participaram desta fase final as equipes vencedoras de cada uma das 7 regiões do estado e mais a equipe da cidade de Xangri-Lá, sede do evento, totalizando 8 equipes.

A Escola Estadual 10 de Setembro de Dois Irmãos e a Escola Estadual Gomes Freire de Andrade de Teutônia fizeram a festa, respectivamente no masculino e feminino na última modalidade válida pelos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) deste ano. A competição reúne escolas públicas gaúchas e é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e parcerias das Prefeituras Municipais, através de suas Secretarias de Educação e de Esportes.

No masculino, o título da categoria infantil (12 a 14 anos) ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio 10 de Setembro, da cidade do Vale do Sinos. Na final, os meninos venceram a Escola Municipal Luiz Loeser, de Nova Petrópolis, por 2 sets a 1. Pelo mesmo placar, a EEEM Santa Clara, de Santa Clara do Sul, garantiu o bronze ao bater o Colégio Estadual de Ensino Básico Conde D'Eu, de Rondinha.

No feminino, o ouro foi para a EEEM Gomes Freire de Andrade, da cidade no Vale do Taquari. As meninas do Luiz Loeser repetiram o feito do time masculino da escola e também ficaram com o vice ao perder por 2 a 1. Na disputa pelo terceiro lugar, melhor para a EMEF Rotermund, de Crissiumal, que fez 2 a 0 na EEEM João Caruso, de Erechim. O alto nível técnico das equipes ficou evidente por quem presenciou os jogos e nas duas finais os ginásios foram tomados por torcedores, o que acirrou as disputas e motivou ainda mais as equipes.

A competição é classificatória para a seletiva de 2018, a ser disputada com o ganhador do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que reúne as escolas particulares. Até 2017, os ganhadores do Jergs e do Cergs jogavam entre si e o vencedor ficava com a vaga para os Jogos Escolares da Juventude, competição nacional realizada a cada ano em uma cidade-sede. Para 2018, haverá mudanças.

De acordo com a assessora de esporte educacional da Seduc Luiza Mazzoleni, as três melhores equipes dos Jergs voltarão a duelar, ano que vem, para ver quem enfrentará o ganhador do Cergs na seletiva. A medida vale para as categorias infantil e juvenil – as duas que fazem parte dos Jogos da Juventude.