Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

GRUPO TÉCNICO PARA DEFINIÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO A COVID-19


Publicado em: 29/03/2020 15:38 | Fonte/Agência: GT COVID-19 | Autor: Secretaria de saúde

GRUPO TÉCNICO PARA DEFINIÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO A COVID-19

COMUNICADO

Na tarde desta sexta-feira, o Prefeito Municipal de Xangri-Lá reuniu Grupo Técnico para definição das ações de prevenção e enfrentamento a COVID-19, formado por profissionais da Secretaria de Saúde, Secretários Municipais, representantes do Legislativo e Procuradoria do Município. O Prefeito Cilon Rodrigues da Silveira, alinhado com as decisões do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, explanou aos presentes as disponibilidades do Município de Xangri-Lá para conter a crise, criando um canal direto à disposição da Secretaria de Saúde para suprir as necessidades decorrentes dos trabalhos realizados para prover e assegurar a saúde da população.
Os representantes da Secretaria de Saúde informaram que o Município de Xangri-Lá não tem nenhum caso confirmado da COVID-19 até a presente data, reforçando, contudo, que nos termos do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde atualmente somente estão sendo testados casos sintomáticos em profissionais da saúde e casos graves, não se podendo relaxar nos controles realizados e medidas preventivas até então adotadas. Foi destacado pela equipe técnica de profissionais da saúde a importância de proteger os idosos, grupo mais vulnerável a evoluções graves, enfatizando a restrição de circulação deste grupo.
Restou destacado, também, que nos últimos dias toda a equipe trabalhou incessantemente para a adequação das instalações das Unidades de Saúde para atender o surto em andamento, seja com a aquisição de EPIs, como também com a adequação das instalações, medidas já em curso. Além disso, algumas ações específicas foram adotadas na última semana, como a contratação de caminhão para o processo de sanitização e desinfecção de ruas e espaços públicos destinados ao atendimento da população, contratação de carro de som para conscientização da população, barreira sanitária educativa com ação de panfletagem e ampliação da equipe de profissionais da área da saúde.
O grupo técnico discutiu as alterações a serem promovidas no Decreto Municipal nº 20/2020 que declarou estado de calamidade pública em Xangri-Lá, com a limitação do exercício de atividades não essenciais. Neste sentido, foi estabelecido que serão estudadas medidas de contenção para possibilitar o retorno gradual das atividades normais, cuja divulgação será realizada em 30/03/2020, considerando a possibilidade de retomada parcial no dia 01/04/2020.
Tal medida vem ao encontro das deliberações do Governo Estadual em reunião com representantes da AMLINORTE na manhã desta sexta-feira. Assim, todas as decisões administrativas acerca da retomada das atividades comerciais no âmbito do município observarão, além das recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, as recomendações técnicas exaradas pela equipe de profissionais de saúde do município.

Leia também

Assessoria de Comunicação

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

29/03/2020 15:38

Assessoria de Comunicação

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO

29/03/2020 15:38

Assessoria de Comunicação

CRAS DE XANGRI-LÁ ATENDENDO A COMUNIDADE

29/03/2020 15:38

Assessoria de Comunicação

PRORROGADA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

29/03/2020 15:38